História.
Em 2013, profissionais da área ambiental, cientistas, advogados, engenheiros, com uma causa em comum se aproximaram, e fundaram a ODS – Organização De Desenvolvimento Sustentável, com objetivo de buscar alternativas e soluções para os problemas ambientais enfrentados pela humanidade.
Princípios institucionais
A ODS é uma ONG sem fins lucrativos, comprometida com a conservação da natureza, e trabalha dentro do contexto social e econômico brasileiro.
A ODS age baseado em um sólido conhecimento técnico e científico;
A ODS é uma instituição séria, que arrecada e administra seus recursos de forma eficaz e transparente.
Somos comprometidos com o fortalecimento do movimento ambiental brasileiro, e buscamos através da conscientização ambiental engajar a sociedade brasileira na conservação da natureza.
Finalidades
a) Identificar urgências ambientais locais propondo soluções viáveis através de projetos socioambientais e culturais que visem a conservação do meio ambiente;
b) Desenvolver projetos e ações que visem a preservação, e a restauração dos ecossistemas, com ênfase nos principais Biomas brasileiros, destacando a proteção de espécies raras e ou ameaçadas de extinção;
c) Acompanhamento das políticas públicas voltadas ás questões socioambientais;
d) Desenvolver projetos de Educação Ambiental visando aplicação de práticas sustentáveis, como também estimular a pesquisa científica e projetos extensionistas. Estimular e desenvolver o pleno exercício da cidadania, através da educação ambiental para melhorar a qualidade de vida da população.
e) Participar de conselhos e comitês vinculados a organismos governamentais e não governamentais, de redes nacionais e internacionais e contribuir para o fortalecimento destes;
f) Preservar e Conservar a qualidade e sustentabilidade dos recursos hídricos;
g) Identificar, incentivar e participar na criação, implantação e gestão de áreas protegidas, incentivando também a criação de corredores ecológicos entre as unidades de conservação e reservas particulares.
h) Promover e executar projetos, programas e planos de ação.
i) Promover parcerias, convênios e contratos com instituições governamentais e não governamentais nacionais e internacionais.
j) Apoiar movimentos sociais, culturais e artísticos que se identifiquem com os objetivos da instituição. Bem como a comercialização de publicações, vídeos, serviços e assessoria, programas de informática, internet, camisetas, adesivos, botons e materiais destinados à divulgação sobre os objetivos da ORGANIZAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) , desde que o produto da venda seja revertido para realização de seus objetivos.
k) Celebrar convênios, assessorar e prestar serviços de consultoria em planejamento, avaliação e execução de projetos socioambientais a organizações públicas e privadas.
l) Implantação de centros de triagem de animais selvagens (CETAS) em áreas estratégicas, criação e reabilitação de espécies raras e ameaçadas em cativeiro, através de criadouro científico/conservacionista regularmente cadastrado no IBAMA.
m) Manter publicações técnicas especializadas sobre trabalhos e assuntos relativos ás suas atividades.
n) Divulgar e estimular o ecoturismo, o turismo científico e de aventura de forma educativa e sustentável em áreas naturais
o) A defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável (estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades mencionadas neste artigo, conservação do patrimônio histórico)
p)Promover a conscientização geral da importância de proteger o meio-ambiente, os recursos naturais, preservando as áreas ecologicamente importantes, conservando a biodiversidade e estimulando a criação de unidades de conservação em todas as partes do nosso planeta.
q) A Promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais.
r) A Promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza, desenvolvendo projetos voltados inclusive para a recuperação de menores carentes, os ensinado e qualificando-os para o mercado de trabalho, através de diversas profissões.
s) Firmar convênios ou comodatos com prefeituras, estados, países, empresas públicas ou privadas, fazer ajustes, acordos, planejar, administrar, prestar assessoria, consultoria e promover a execução de trabalhos que se destinem aos fins ecológicos e culturais, estimulando a parceria, o diálogo local entre os diferentes segmentos sociais em todos os níveis ou participando junto a outras entidades, de atividades que visem aos interesses comuns.